Startup cria turbina eólica sem lâminas

Startup cria turbina eólica sem lâminas

A inovação tecnológica tem acompanhado o crescimento das energias renováveis, inundando o mercado com novidades que podem potencializar a produção de energia. Pensando nisso, a startup tunisiana de energia verde Saphon Energy assumiu a missão de reinventar completamente as turbinas eólicas.

A empresa desenvolveu uma turbina eólica sem lâminas em forma de antena parabólica que balança em um movimento de 8 – uma construção inspirada no projeto das velas de navios de séculos atrás.

Batizada de “Saphonian,” em homenagem ao deus cananeu protetor dos marinheiros Baal Saphon, a turbina elimina a necessidade de lâminas rotativas, aumentando a eficiência da turbina e reduzindo pela metade os custos de produção.

Segundo os criadores da novidade, o seu conversor eólico sem lâminas escapa às limitações de eficiência das turbinas convencionais, que devido à física da sua concepção não conseguem capturar mais de 59% da energia cinética produzida pelo vento. O dispositivo converte esta energia com a ajuda de pistões e pode armazená-la para uso posterior em um acumulador hidráulico.

A Saphon Energy já instalou o primeiro protótipo industrial da Saphonian na cidade de Raoued, na Tailândia. Além disso, a startup assinou contrato com um banco de investimento de infraestrutura indiana para construir 50 Saphonians com capacidade de 20 quilowatts cada até o início de 2018, criando o primeiro parque eólico sem lâminas.

Fonte: https://www.ambienteenergia.com.br/

Categoria: 
Curiosidades
Soluções em meio ambiente
Entre em contato conosco e solicite uma proposta. Temos a solução ambiental ideal para sua empresa.

Outras notícias que talvez lhe interessem

Ea et fere huic in nimis suscipere velit vero zelus.

Haero Iriure Jus

Luctus macto proprius tation torqueo validus vicis. Brevitas duis modo. Defui hendrerit venio vulpes wisi. Bene paratus ratis. Fere imputo ludus persto proprius suscipere tation torqueo tum vulpes...

Ambientare protocola Estudo Ambiental de LT de 35km de extensão

O Estudo Ambiental Complementar do Seccionamento da Linha de Transmissão 500 kV Bom Jesus da Lapa II - Ibicoara e Ampliação da Subestação Igaporã III, de interesse da Abengoa, foi protocolado na...

 Fórum Nacional Eólico e SolarInvest 2016

Ambientare patrocina o Fórum Nacional Eólico e SolarInvest 2016

O Fórum Nacional Eólico e o Solarinvest são os palcos onde anualmente se encontram os executivos do setor de energia eólica e solar. Grandes investidores se reúnem aos governos Federal e dos...