Ambientare media painel de debate no 9º Fórum Nacional Eólico realizado em Natal/RN

Evento reuniu gestores públicos da área energética e empresas atuantes no setor

A Ambientare marcou presença como mediadora do painel ‘Meio Ambiente, Patrimônio e Sociedade’ durante o 9º Fórum Nacional Eólico realizado em maio na cidade de Natal, com participação de mais de 900 pessoas.

O Fórum é um dos principais eventos do setor de energia limpa (eólica) promovido pela VIEX Americas, onde são colocadas em debate questões relacionadas ao planejamento do setor energético e uso de fontes sustentáveis, com foco na energia eólica; a gestão social, ambiental e do patrimônio histórico nas áreas de influência dos empreendimentos eólicos em fase de projetos, implantação e operação.

O gerente técnico da Ambientare, Michael Goulart, conduziu a mediação do painel ‘Meio Ambiente, Patrimônio e Sociedade’, onde participaram representantes dos órgãos ambientais do Rio Grande do Norte (IDEMA), Pernambuco (CPRH), IPHAN, empresas de consultoria na área de licenciamento ambiental; patrimônio histórico, arqueológico e cultural; e direito ambiental.

Para ele o tema tratado no Painel teve importância central no evento, uma vez que o aproveitamento de todo o potencial eólico disponível no Brasil depende de um sistema de licenciamento ambiental ágil, que está também diretamente relacionado aos estudos do patrimônio arqueológico e histórico-cultural e anuência do IPHAN: “é importante destacar também as discussões sobre as medidas de mitigação e compensação dos impactos socioeconômicos, uma vez que as áreas de maior potencial sobrepõe-se, em grande parte, àquelas mais carentes da região Nordeste", destacou.

Também em pauta no Fórum, especialistas fomentaram o debate sobre os desafios operacionais nos parques eólicos, regulamentação da atividade e o status das iniciativas de formação profissional, capacitação técnica, pesquisa e inovação tecnológica no setor eólico nacional e regional.

Categoria: 
Institucional

Outras notícias que talvez lhe interessem

PROJETO DOA MUDAS GRATUITAMENTE PARA REFLORESTAMENTO EM TODO O BRASIL

Pensando em auxiliar o processo de reflorestamento em diversos pontos do país, o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) criou o programa “Plante Árvore”, onde mudas de plantas são doadas...

Região de Integração do Tapajós será modelo para programa da ONU

O Pará será modelo do plano desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que pretende implementar uma metodologia para antever problemas em territórios...

Após 1 ano e meio, TCU libera o primeiro leilão em portos públicos

Decisão vem quase 2 anos e meio após governo lançar plano para o setor. Edital trata de arrendamento de áreas nos portos de Santos e Pará.

Soluções em meio ambiente
Entre em contato conosco e solicite uma proposta. Temos a solução ambiental ideal para sua empresa.