Cidades com usinas deverão fazer levantamento do setor para o governo

Cidades com usinas deverão fazer levantamento do setor para o governo

Municípios que possuem usinas hidroelétricas deverão realizar um levantamento das principais demandas do setor para entregar ao governo federal. O pedido foi feito nessa terça-feira (25) pelo ministro interino do Meio Ambiente, Edson Duarte.

A medida vai permitir ao Ministério do Meio Ambiente estudar ações sustentáveis de recuperação e geração de renda nessas cidades que abrigam barragens. 

“A questão da água é prioritária no Brasil e no mundo”, destacou Edson Duarte. “É importante que seja feito um mapeamento das demandas para que sejam identificadas as propostas de soluções”, acrescentou. Segundo ele, a intenção do Ministério é atuar como uma ponte entre os municípios e possíveis parceiros. 

Lagos urbanos

As particularidades de cada região serão levadas em consideração na hora de desenvolver as políticas. O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Ricardo Soavinski, destacou os reservatórios de água decorrentes das hidrelétricas.

“Os lagos urbanos precisam ser aproveitados em sua totalidade, levando em conta a especificidade de cada um”, explicou. De acordo com ele, cada caso é um caso, e as soluções podem ser desde o incentivo à piscicultura até o fomento ao turismo. 

Fonte: www.brasil.gov.br

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Outras notícias que talvez lhe interessem

Solo retirado de construções ajuda a recuperar meio ambiente no País

Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelou que uma parte do solo retirado em construções e áreas de mineração pode ter um excelente reaproveitamento...

Energia solar produz gelo na Amazônia

Energia solar produz gelo na Amazônia

Três meses após a instalação das máquinas que produzem gelo a partir da energia solar, a vida na comunidade Vila Nova do Amanã, no Amazonas, mudou. Agora, os ribeirinhos conseguem manter o peixe...

PCHs em destaque com investimentos de R$16,5 bilhões - Setor Energético

PCHs em destaque com investimentos de R$16,5 bilhões

A ANEEL tem muito o que comemorar em relação à implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) no país. Quase um ano após a publicação da Resolução nº 673/2015, que trata da outorga para...

Soluções em meio ambiente
Entre em contato conosco e solicite uma proposta. Temos a solução ambiental ideal para sua empresa.