Fórum de Fomento ao Arranjo Produtivo Local reuniu 60 pessoas em Barreiras, na Bahia

Fórum de Fomento ao Arranjo Produtivo Local reuniu 60 pessoas em Barreiras, na Bahia

Conhecimento, troca de experiência e a possibilidade de contato direto com grandes instituições de fomento à atividades rurais, como SENAR, CODEVASF e ADAB, reuniu nesta quarta-feira, 21 de setembro, 60 moradores de 10 comunidades do município de Barreiras/BA, localizadas na área de influência direta e indireta da Linha de Transmissão de 230 kV Barreiras I/II – Rio Grande II, em fase final de implantação pela São Pedro Transmissora de Energia.

O Fórum de Fomento ao Arranjo Produtivo Local é parte do Plano de Apoio às Atividades Produtivas para o Arranjo Produtivo, que cumpre condicionante do Plano Básico Ambiental durante a licença de instalação do empreendimento, concedida pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia – INEMA.

O evento teve como objetivo ampliar conhecimento de pequenos produtores rurais por meio de palestras e troca de experiências, formando uma rede de aprendizagem e de difusão de inovações para o arranjo produtivo local.

Realizado pela Ambientare Soluções em Meio Ambiente, o Fórum contou com a parceria da Associação Baiana dos Produtores de Algodão – ABAPA e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - AIBA que cederam o auditório para receber o evento, e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Barreiras, que forneceu o transporte de retorno às comunidades.

Informação e apresentação de programas gratuitos foram mote de palestras

A São Pedro Transmissora abriu o evento apresentando a importância do empreendimento para o Oeste Baiano, que terá sua capacidade energética ampliada para atender mais 300 mil residências na região. O Coordenador Técnico Francinaldo Claro, mostrou o status da obra e esclareceu dúvidas aos participantes. Em seguida, a Diretora de Meio Ambiente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, Alessandra Chaves, fez a apresentação institucional da Associação e falou sobre as particularidades do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais – CEFIR, obrigatório aos proprietários rurais, apresentou medidas preventivas para o manejo do fogo e a legislação que rege este crime ambiental, e também esclareceu dúvidas.

O Gerente Regional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Edson Rodrigues Marques Junior, fez apresentação detalhada dos programas gratuitos proporcionados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF para o melhoramento ou implantação de diversas atividades de agricultura familiar à pequenos produtores de toda a Bahia. Explicou ainda as formas de acesso aos programas e apresentou resultados exitosos de projetos já implantados com piscicultura, apicultura, sistemas de irrigação e outros.

Uma das palestras mais aguardadas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, apresentou sua atuação na região por meio de parceria com entidades, sindicatos rurais, associação de produtores, onde oferece diferentes capacitações e projetos totalmente gratuitos aos associados parceiros. Após a apresentação do Assessor Regional do SENAR, Marcos Bastos, os participantes esclareceram dúvidas e se informaram sobre as formas de acesso aos cursos e programas.

Já o Fiscal da Agência de Defesa da Agropecuária da Bahia – ADAB, Genildo Ribeiro Dos Santos, fez palestra com conteúdo importante aos pequenos produtores, explicando as classificações, os riscos à saúde e os prejuízos ao meio ambiente causados pelo uso e descarte incorreto de agrotóxicos em lavouras. 

O Diretor de Turismo da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de São Desiderio, Silvio Reis, mostrou as potencialidades, as belezas naturais e os equipamentos turísticos do município e apresentou projetos exitosos da secretaria, como a capacitação de guias turísticos e toda a cadeia produtiva local que movimenta a economia e oferece alternativas de trabalho por meio de produção e comercialização de artesanato, produtos alimentícios e outros, para comunidades do entorno.

Encerrou o ciclo de palestras, o Coordenador da Secretaria do Meio Ambiente de Barreiras, Ronaldo Ursulino, que apresentou os projetos recentemente implantados na cidade para coleta seletiva, praças sustentáveis e vigilância à poluição sonora, além de ações da secretaria na zona rural. O coordenador informou ainda o canal de denúncia para crimes ambientais e apresentou projeto que oferece mudas gratuitas de diversos tipos árvores para reflorestamento em áreas degradadas.

Para Vanessa de Morais Regis, moradora da comunidade Mantiqueira, de 22 anos, o evento foi muito importante para as comunidades: “com as palestras pudemos observar a importância da organização nas comunidades rurais onde vivemos para termos acesso à parcerias produtivas e sustentáveis com as instituições a nós apresentadas. Espero que estas parcerias se concretizem e em nome de todas agradeço pelas orientações e apoio”.

Já para Pedro Monteiro da Silva, de 69 anos todas as palestras tiveram fundamento: “as informações foram muito proveitosas e importantes para a comunidade entender melhor algumas questões ambientais e respeitar mais a legislação. Gostei muito”, finalizou o morador também da comunidade Mantiqueira.

Consultoria Ambiental

 A Ambientare é responsável Gestão do Licenciamento Ambiental e Execução dos Programas Ambientais previstos no Plano Básico Ambiental (PBA), pertinente às obras de instalação dos empreendimentos desde Julho de 2015.

Categoria: 
Clientes

Outras notícias que talvez lhe interessem

Brasil lança Livro Vermelho da Fauna

Brasil lança Livro Vermelho da Fauna

 O Brasil lançou na última quinta-feira (8), durante a Conferência das Partes (COP 13) sobre Diversidade Biológica, que ocorre em Cancun, no México, o sumário executivo do Livro Vermelho da Fauna...

Licenciamento ambiental

Licenciamento ambiental é feito por 30% dos municípios, diz pesquisa

No Brasil, em 2015, apenas 30,4% (ou 1.696 cidades) dos 5.570 municípios realizavam licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local.

A informação é do...

Soluções em meio ambiente
Entre em contato conosco e solicite uma proposta. Temos a solução ambiental ideal para sua empresa.