MMA amplia Parque Chapada dos Veadeiros

MMA amplia Parque Chapada dos Veadeiros

O Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, cumprindo todos os requerimentos legais pertinentes, concluíram a proposta técnica para ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. No entanto, atendendo a uma demanda do Governo de Goiás (cujo governador já se manifestou favoravelmente), o ato de ampliação será firmado num prazo máximo de 60 dias.

A proposta abrange toda a formação geomorfológica da Chapada dos Veadeiros, apresentando um contínuo de vegetação nativa íntegra. Seu relevo está associado à existência de inúmeras nascentes de águas que correm em vales profundos e estreitos, marcados por rupturas de declive favorecendo o aparecimento de cachoeiras e corredeiras. A ampliação inclui uma área descontínua na região da Serra Geral do Paranã, bacia do rio Macaco, com predominância de formações florestais (Cerradão e Matas de Galeria) associadas a formações savânicas. Nove tipos de fitofisionomias típicas de Cerrado são registrados na área, o que propicia alta biodiversidade faunística. Serão protegidas no Parque 34 espécies da fauna ameaçadas de extinção, sendo 15 espécies de aves, 18 de mamíferos e uma espécie de abelha nativa. Há ocorrência de dezessete espécies da flora ameaçadas de extinção.

A proposta de ampliação dos limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reveste-se de particular importância, não somente em termos de aumento de área protegida do Cerrado, como também atende a compromissos assumidos internacionalmente pelo País, tanto no âmbito da Convenção sobre Diversidade Biológica, como em decorrência da inscrição da área como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, sob a qualificação “Áreas Protegidas do Cerrado”, juntamente com o Parque Nacional das Emas. Tal se deu pelo papel essencial dessas áreas na manutenção e proteção do bioma Cerrado, um dos ecossistemas mais antigos e de maior biodiversidade do mundo.

A decisão de ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um compromisso do Ministério do Meio Ambiente e reforça a boa imagem do País como liderança internacional na área ambiental, responsável por uma das mais importantes políticas de conservação em áreas protegidas do planeta, reconhecida como referência internacional. O protagonismo do Brasil é evidenciado em nossa região, uma vez que Brasil é o país com o maior número de sítios inscritos na Unesco (12), seguido de México (6), Argentina (4) Peru (4), Costa Rica (3), Equador (2) e Cuba (2).

Fonte:http://www.mma.gov.br/

Foto: ICMBio

Categoria: 
Curiosidades

Outras notícias que talvez lhe interessem

SEMAR emite Licença de Operação para Linhas de Transmissão no Piauí

SEMAR emite Licença de Operação para Linhas de Transmissão no Piauí

No último dia 16/06/16, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMAR, emitiu a Licença de Operação (LO) para as empresas São João Transmissora de Energia S.A e São Pedro Transmissora...

Nasce a 100ª ararinha-azul

Considerada extinta na natureza desde o ano 2000, atualmente a ararinha azul (Cyanopsitta spixii) só é reproduzida em cativeiro. Por isso, a comunidade científica, ambientalistas e pessoas...

Licenciamento ambiental

Licenciamento ambiental é feito por 30% dos municípios, diz pesquisa

No Brasil, em 2015, apenas 30,4% (ou 1.696 cidades) dos 5.570 municípios realizavam licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades de impacto ambiental local.

A informação é do...

Soluções em meio ambiente
Entre em contato conosco e solicite uma proposta. Temos a solução ambiental ideal para sua empresa.